quarta-feira, 3 de julho de 2013

FICHAMENTO Nº 01


FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA
VIERA,A.Funções e papéis da tecnologia.2004.9f.CURSO GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA, PUC-SP, São Paulo,2004.
Resumo:
O texto levanta uma reflexão sobre como a tecnologia pode se tornar aliada da gestão escolar na promoção de melhorias dos processos educacionais e aponta caminhos para que esse objetivo seja atingido.
Inicialmente  apresenta alguns benéficos que a tecnologia pode trazer ao processo educacional, quando essa é dominada e faz parte da prática do professor. Aponta a necessidade de se ter clareza quanto às distinções existentes entre dados, informações e conhecimento para o êxito do trabalho com a tecnologia. Explica que para que a tecnologia se torne aliadas dos gestores escolares faz-se necessário que a criação de um ambiente tecnológico propicie o acesso e a fluência do conhecimento, seja através das relações diretas entre as pessoas ou da análise das rotinas e procedimentos vivenciados pela escola, considerando que a facilidade da implantação desse ambiente é diretamente proporcional ao estado de cooperação existente na cultura escolar. Além de apontar caminhos para o alcance desse objetivo, como: A organização das informações; Projetos –piloto limitado a um ponto bem determinado; Trabalhar simultaneamente tecnologia, organização e cultura ; Não adiar estudos relacionados à aspectos problemáticos; Conquistar o envolvimento de toda comunidade escolar. Finaliza fazendo uma síntese sobre os ingredientes-chaves para implementação eficaz de Sistemas nas escolas ( alinhamento, comprometimento e domínio) e suas fases relevantes (criação do contexto para TI, desenho de sistemas de Ti e instalação do sistema de TI que vai ser utilizado.)

2) Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno (...) Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula. Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode se um grande aliado da equipe de direção (...)” (VIEIRA,2004,p.1).
“Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enorme gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.” (VIEIRA,2004,p.1).
“As ações criadoras de conhecimento(...) são realizadas por seres humanos, individualmente e nas interações que eles estabelecem com os demais.(...) existe uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas.”(VIEIRA,2004, p. 4).
“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escolar requer de nossa parte ,muito bom senso. Há pontos importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos dessa natureza(...)” (VIEIRA,2004,p.5).
“Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a  necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (VIEIRA,2004,p.8).


3)  Comentário:

Em consonância com o autor comprova-se que para que o uso efetivo das TIC nas escolas contribua na melhoria da qualidade de ensino e na produção de conhecimento se faz necessário não apenas a aquisição de diversos recursos tecnológicos ou do domínio do uso desses recursos, mas que também se tenha, quanto aos objetivos da implementação, clareza, coesão e articulação com a cultura escolar.  A implementação das TIC e seus objetivos serão melhores definidos e discutidos dentro de um ambiente de participação coletiva, colaborativa, o que poderá ser proporcionado por uma Equipe gestora democrática e ciente de seu papel.

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