VIERA,A.Funções e papéis da tecnologia.2004.9f.CURSO
GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA, PUC-SP, São Paulo,2004.
Resumo:
O
texto levanta uma reflexão sobre como a tecnologia pode se tornar aliada da
gestão escolar na promoção de melhorias dos processos educacionais e aponta
caminhos para que esse objetivo seja atingido.
Inicialmente
apresenta alguns benéficos que a
tecnologia pode trazer ao processo educacional, quando essa é dominada e faz
parte da prática do professor. Aponta a necessidade de se ter clareza quanto às
distinções existentes entre dados, informações e conhecimento para o êxito do
trabalho com a tecnologia. Explica que para que a tecnologia se torne aliadas
dos gestores escolares faz-se necessário que a criação de um ambiente
tecnológico propicie o acesso e a fluência do conhecimento, seja através das
relações diretas entre as pessoas ou da análise das rotinas e procedimentos
vivenciados pela escola, considerando que a facilidade da implantação desse
ambiente é diretamente proporcional ao estado de cooperação existente na cultura
escolar. Além de apontar caminhos para o alcance desse objetivo, como: A
organização das informações; Projetos –piloto limitado a um ponto bem
determinado; Trabalhar simultaneamente tecnologia, organização e cultura ; Não
adiar estudos relacionados à aspectos problemáticos; Conquistar o envolvimento
de toda comunidade escolar. Finaliza fazendo uma síntese sobre os
ingredientes-chaves para implementação eficaz de Sistemas nas escolas (
alinhamento, comprometimento e domínio) e suas fases relevantes (criação do
contexto para TI, desenho de sistemas de Ti e instalação do sistema de TI que
vai ser utilizado.)
2)
Citações principais do texto:
“Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno (...) Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o
professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia,
transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da
sala de aula. Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a
tecnologia pode se um grande aliado da equipe de direção (...)” (VIEIRA,2004,p.1).
“Conhecimento
não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre
dado, informação e conhecimento gera enorme gastos de tempo e dinheiro em
projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.” (VIEIRA,2004,p.1).
“As
ações criadoras de conhecimento(...) são realizadas por seres humanos,
individualmente e nas interações que eles estabelecem com os demais.(...)
existe uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas
organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas.”(VIEIRA,2004,
p. 4).
“A criação
de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e
informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os
processos da escolar requer de nossa parte ,muito bom senso. Há pontos
importantes que poderão nos ajudar a decidir a respeito de projetos dessa
natureza(...)” (VIEIRA,2004,p.5).
“Quando
um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas,
a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a
cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou
em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre
os objetivos pretendidos pela organização.” (VIEIRA,2004,p.8).
3) Comentário:
Em
consonância com o autor comprova-se que para que o uso efetivo das TIC nas escolas
contribua na melhoria da qualidade de ensino e na produção de conhecimento se
faz necessário não apenas a aquisição de diversos recursos tecnológicos ou do
domínio do uso desses recursos, mas que também se tenha, quanto aos objetivos
da implementação, clareza, coesão e articulação com a cultura escolar. A implementação das TIC e seus objetivos
serão melhores definidos e discutidos dentro de um ambiente de participação
coletiva, colaborativa, o que poderá ser proporcionado por uma Equipe gestora
democrática e ciente de seu papel.
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